segunda-feira, 2 de junho de 2008

Gravuras de Rubens na Unifor


No Espaço Cultural Unifor, exposição inédita na América Latina reúne 82 gravuras do artista flamengo, maior expoente da arte barroca do século XVII.

No momento em que comemora 35 anos, a Universidade de Fortaleza abre as portas do seu Espaço Cultural para receber o melhor da produção gráfica de Peter Paul Rubens. A exposição Rubens – o gênio do barroco e sua obra gráfica chega ao Espaço Cultural Unifor, numa mostra inédita em toda a América Latina. Retratos, paisagens, cenas bíblicas, religiosas, alegóricas, mitológicas e uma coleção de antigüidades de Rubens compõem a exposição. As gravuras do artista, que conheceu fama e reconhecimento e deixou para a posteridade um legado de muita arte e expressão do mais puro barroco, podem ser apreciadas, no campus da Unifor, de 3 de abril a 27 de julho.

O artista, nascido em 28 de junho de 1577, em Siegen, região que hoje corresponde à Alemanha, responde por um amplo legado de pinturas e gravuras. Conhecido por sua técnica inconfundível, Rubens criou um estilo que envolve ricas e surpreendentes misturas de cores, luz e movimento. Durante séculos, esse pioneiro do estilo barroco foi reverenciado por uns como o artista da abundância e por outros como o criador de excessos. Inquestionavelmente, Rubens foi o artista mais versátil de seu século.

O público cearense poderá conferir pela primeira vez no Brasil uma riquíssima seleção, apresentando 82 gravuras vindas do museu Siegerland Oberen Schloss, localizado em Siegen, na Alemanha. Para o curador da exposição, o holandês Pieter Tjabbes, a exposição Rubens – o gênio do barroco e sua obra gráfica reúne as melhores obras da produção gráfica do artista, que também foi diplomata, empresário, colecionador e teórico de arte. “Uma mostra como nunca feita no Brasil. Ressalto seu ineditismo e a qualidade do acervo que será exposto. O público cearense conhecerá as melhores obras da produção gráfica do gênio do barroco. Mesmo na Europa uma exposição nessas proporções foi raramente realizada”, explica Pieter.

Cenografia da exposição – Divisão em temas

Na visita ao Espaço Cultural, o mergulho no expressivo mundo do barroco acontece na apreciação das 82 gravuras que compõem a mostra, sendo 39 sobre assuntos bíblicos com foco no Velho e Novo Testamento, 11 gravuras de assuntos religiosos, 3 gravuras da coleção de antigüidades de Rubens, 8 gravuras com temática mitologia/história/alegoria, 7 retratos, 1 auto-retrato, 6 paisagens, 2 cenas de caça, 2 frontispícios de livros e 3 gravuras da casa de Rubens. Além das gravuras, o percurso continua nos dois espaços de projeção, um para vídeos, com foco na vida de Rubens e outro para projetar imagens das pinturas do artista. Informações sobre a vida e a técnica artística de Rubens se completam ainda nas oficinas de gravura, promovidas pelo Espaço Cultural e que já começam na semana seguinte à abertura da mostra.

No Espaço Cultural Unifor, uma estrutura específica foi montada para receber as gravuras de Rubens, datadas do século XVII. O espaço tem controle de umidade de 50 graus e a luminosidade não ultrapassa a 60 lux. A atmosfera barroca é ressaltada com a predominância da cor verde, uma cor nobre que remete ao gênero.

Divulgação da arte
Inédita no Brasil, a exposição é mais uma oportunidade que a Unifor e a Fundação Edson Queiroz oferecem ao público cearense de ter acesso às obras dos mais renomados artistas nacionais e internacionais. Agora, com a exposição Rubens – o gênio do barroco e sua obra gráfica, é possível que estudantes de escolas públicas e privadas e a comunidade cearense em geral conheçam a história de sucesso de Rubens e apreciem o melhor de sua obra gráfica, gratuitamente, no campus da Unifor. Com o Projeto Arte-Educação, a Fundação potencializa mais uma vez o contato de estudantes cearenses e públicos diversos com o melhor da arte mundial. “A Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza sentem-se honradas em fazer do Espaço Cultural Unifor cenário para exposição do barroco”, ressalta o chanceler da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz.

A grandeza de uma arte internacional é experimentada também por estudantes da Unifor que integram o projeto na função de monitores, nas visitas guiadas e explanações diversas. “É maravilhoso demonstrar para as pessoas a beleza de obras que custaram muito tempo e dedicação até serem completadas”, explica a monitora e aluna do curso de Psicologia Naina Almeida.

Fonte: Espaço Cultural Unifor.

Nenhum comentário: